Quanto de lixo os shoppings brasileiros reciclam por ano? Quantos shoppings realizam algum tipo de programa social? Quantos usam produtos de limpeza ecológicos? Agora é possível responder a estas perguntas.
Estes e muitos outros dados estão compilados na preliminar dos programas da Abrasce, ‘Acione-se Pela Vida’ e ‘Acione-se Pelo Planeta’, cujo propósito é captar dados dos shoppings e reuni-los em uma só plataforma para gerar inteligência e análises sobre a atuação da indústria neste âmbito.
Assim, o setor de Shopping Centers tem, agora, um retrato de seu envolvimento com o tema socioambiental.
160 shoppings participaram desta etapa da pesquisa, fornecendo dados que tornaram possível a consolidação de um relatório. Estas informações serão usadas para retratar e dar visibilidade ao que vem sendo feito.
Por exemplo, sabia que 87% dos shoppings brasileiros reciclam seu lixo, num total de 412 mil toneladas ao mês? Ao traçar uma média por shopping, tem-se cerca de 3 mil toneladas ao mês.
Em relação ao uso consciente de energia elétrica, a maioria dos malls, 94%, possui alguma ação de economia, seja o uso de lâmpadas de alta eficiência, uso inteligente de ar condicionado ou automação de iluminação – embora apenas 23% use escadas rolantes inteligentes.
Manter áreas verdes também é uma prática comum entre os shoppings brasileiros. 73% dos respondentes disseram que colaboram na manutenção de áreas como praças e canteiros de vias públicas, jardins e terrenos de preservação ambiental.
Outros indicadores ajudam a aumentar a nitidez das iniciativas realizadas. Sabe-se hoje, por meio dos programas da Abrasce, que 65% dos shoppings faz planejamento de compras e uso sustentável de recursos materiais, como itens de escritório e limpeza, com foco no uso consciente – a maioria afirmou usar inclusive produtos de limpeza ecológicos de limpeza e higiene em suas instalações. Já em relação a emissão de gases de efeito estufa, há um caminho a se percorrer: apenas 28% realiza alguma ação de controle da emissão.
O setor se mostrou bastante atuante em movimentos de transformação social. 95% dos respondentes da pesquisa realiza algum programa social, como projetos de mobilidade, inclusão social, educação e conscientização, ou doações. Ações sociais voltadas aos funcionários são, entretanto, empreendidas pela minoria: apenas 34%.
As campanhas de doação são um ponto alto. Praticadas por 74% dos shoppings, é difícil precisar um número exato do volume arrecadado, uma vez que boa parte deles não possui a informação. Entre os shoppings que contabilizam, o volume arrecadado chegou, no último ano, a mais de 26 mil peças de agasalhos doados e mais de 22 toneladas de alimentos.
718 mil pessoas foram impactadas por projetos de educação e conscientização mantidos por Shopping Centers brasileiros, a Abrasce apurou. Entre estes projetos estão iniciativas ligadas à saúde, como campanhas de doação de medula óssea e sangue, e práticas esportivas; ligados ao meio-ambiente, como campanhas de preservação do mangue, uso consciente de energia elétrica e água; e ligados à sociedade, como campanhas de educação no trânsito, formação profissional e acessibilidade.
Fonte: Abrasce
