A meta é chegar a cerca de 70 mil produtores e registrar R$ 20 bilhões no sistema em 2021
Depois de concluir um piloto na região Sul, com cerca de 35 mil produtores cadastrados e pouco mais de R$ 1 bilhão em notas fiscais registradas, o programa de fidelidade Clube Agro está pronto para se lançar a todo o país. Foi o que disse ao Valor a publicitária Simone Rodrigues, fundadora do clube ao lado de André Uberti, ex-head de agronegócios do Pátria Investimentos, e Eduardo Fernandes, da consultoria de informática Uppercase. A meta é chegar a cerca de 70 mil produtores e registrar R$ 20 bilhões no sistema em 2021.
Desde a concepção do projeto, há dois anos, foram investidos R$ 5 milhões na empresa, que tem como parceiras as múltis Corteva Agriscience, Mosaic Fertilizantes e a seguradora Mapfre. No ano que vem, três novos players dos setores de saúde e nutrição animal, montadoras e internet via satélite devem se unir à empreitada.
Essas empresas pagam uma taxa de entrada e, depois, adquirem pontos para serem acumulados por seus clientes e convertidos em novos itens nos canais de distribuição selecionados por elas para integrar o clube. Atualmente, fazem parte dele, somente na região Sul – escolhida para o projeto piloto pela forte presença de cooperativas -, 1,2 mil postos de troca de 55 bandeiras diferentes. A expectativa é congregar 70 novas bandeiras em 2021 e chegar a 400 em até três anos. No Brasil, estimam que existam cerca de 4 mil.
“A estratégia de escolha dos canais varia. Temos quem escolheu a revenda onde tem menos entrada em prateleira para justamente crescer, ou a que tem mais, para fortalecer a aliança”, diz Uberti. O programa é gratuito tanto para revendas como cooperativas e também para os produtores.
“Virou uma ferramenta dos canais, que também recebem informações relevantes para sua tomada de decisão alinhada às marcas parceiras”, afirma Simone. Dali, extraem hábitos de compra do produtor, têm acesso a respostas de enquetes e podem estimular o acúmulo de pontos para realização de novas vendas.
Até o momento, foram resgatados 120 vouchers no valor total de R$ 2 milhões. “Nosso objetivo é aumentar as vendas das marcas e dos canais, além do poder de compra do produtor”, diz Uberti.
Fonte: Valor Econômico 08.12.2020
